sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Comunidade rural tabuleirense recebe curso de Farmácia Viva

Curso capacita moradores para o cultivo de plantas medicinais e o preparo de produtos caseiros

São nos canteiros do posto de saúde da comunidade de Tapuio, distante 20 quilômetros da sede do município de Tabuleiro do Norte, que um grupo de 20 alunos tem cultivado o conhecimento. Por meio de uma ação de extensão do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, moradores da comunidade rural jaguaribana, estão aprofundando saberes tradicionais por meio do cultivo de plantas medicinais.

O curso é fruto de uma parceria do IFCE com a Associação Comunitária do Tapuio. Os encontros são semanais e têm como objetivo apresentar para a comunidade formas de cultivo e preparo de fitoterápicos, como pomadas, tintura, lambedor, sabonetes, dentre outros. Ao final, cada aluno vai levar para casa um kit com todos os produtos preparados artesanalmente ao longo do curso.

Dona Maria Eliza é professora aposentada. Moradora do Tapuio há 40 anos, ela registrou em forma de poema o que aprendeu em cada encontro do curso. Sem deixar a simpatia de lado, a aluna conta que, mesmo com toda a experiência de vida, só agora é que aprendeu a preparar um chá. O desejo de aprender mais motivou ela e toda a turma. Hoje, o relato é de aprendizado. "A gente sempre cultivou plantas medicinais, mas não sabíamos em que situação poderíamos utilizá-las. Quando a gente começou a fazer o curso descobriu que muitas vezes usávamos as plantas de forma errada, que não sabíamos como fazer um chá", explica

Conforme a professora Joceli Noronha, responsável pelo curso, os resultados obtidos durante a formação são apenas uma pequena amostra do potencial de multiplicação que a turma terá dentro da própria comunidade. "A primeira coisa que a gente fez foi que cada dupla de aluno estudasse duas plantas pra saber a parte que seria usada, a adubação, qual a utilidade. Depois disso nós passamos pra parte prática. Já usamos quase 20 plantas relacionadas pelo Conselho Estadual de Fitoterapia", elenca a professora Joceli Noronha.

O projeto de utilização de plantas medicinais com eficácia e segurança terapêutica comprovadas foi idealizado pelo professor Francisco José de Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará. As plantas medicinais utilizadas no curso apresentam emprego satisfatório em relação a doenças de pele e da mucosa oral, do aparelho digestivo, do aparelho respiratório e microparasitoses intestinais.

Colaborou Jornalista Marcelo Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário