segunda-feira, 27 de abril de 2020

População do Distrito de Bixopá em Limoeiro do Norte há anos luta pela ampliação de espaço em seu cemitério

Os primórdios da origem dos cemitério remetem ao período pré-histórico: escavações arqueológicas identificaram o hábito de cobrir os mortos com pedras ou enterrá-los já naquela época. Mas o costume tinha um sentido diferente: os corpos em decomposição atraíam animais, colocando a vida das demais pessoas em risco.

Porém, destinar um local para o sepultamento é um costume que vem dos hebreus, conforme citam diversas fontes históricas, e que tomou forma com os cristãos, com a criação da catacumba em paredes de galerias subterrâneas.

De lá para a nossa atualidade já mudou muito as formas de se inumar os corpos, sendo na verdade a forma mais usual é mesmo embaixo da terra e em caixões. Os cemitérios, por mais que as pessoas não pensem a respeito, são locais de vida. Embora ocupados pelos mortos são também, em geral, museus que guardam parte da história humana, mas, ao contrário do que se pensa, também são fontes de problemas ambientais e sanitários. Em geral os cemitérios modernos são feitos afastados das cidades, porém, em muitos locais, com o avanço da urbanização os cemitérios acabam encravados ou por serem obstáculos para o progresso.
E os problemas de espaços sempre estão em primeiro lugar. Em Limoeiro do Norte há muito se promete a tão sonhada ampliação ou construção de um novo "campo-santo". No entanto pouco ou nada foi feito. O mesmo problema existe nas comunidades mais afastadas. E a que atualmente sofre mais com essa falta de espaço é a comunidade do Distrito do Bixopá. A população já se mobilizou algumas vezes no sentido de sensibilizar a gestão municipal a ampliar o cemitério local.

A necessidade se mostra até maior que do cemitério da sede visto a distancia do centro e a carência da população que não tem como pagar por um jazigo particular, além da questão religiosa e familiar. Assim a população entrou em contato com o nosso blog e nos enviou imagens reivindicando a divulgação da situação que passa o Distrito. 

Segundo apuramos, a gestão municipal, através do secretário de Obras, Sr. Valdo Lemos, ficou de fazer esta semana uma visita ao local no sentido de solicitar um estudo técnico e e apresentá-lo ao prefeito Dr. José Maria Lucena. Assim prometeu ao morador da comunidade Arimárcio o secretário municipal. Situação essa exposta em um grupo de aplicativo de mensagens da comunidade chamado "Distrito do Bixopá".

Nos resta aguardar a tal visita do secretario de Obras que a ao meu ver pode ser acompanhado de vereador representante do Distrito o Sr. Heraldo Holanda e a própria comunidade. Fica aqui a torcida e parabéns a comunidade que unida busca as suas melhorias.  (Blog do Mário Oliveira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário