sexta-feira, 5 de julho de 2019

Limoeiro do Norte está abastecido com soro no combate á picada de cobras informa secretário

O secretário de Saúde de Limoeiro do Norte, Dr. Júnior Ibiapina (foto), nos informa ao ser questionado por este editor, que o município está abastecido, pelo menos temporariamente, de soro antiofídico

Nós recebemos relatos de pessoas que viram cobras em suas casas em Limoeiro do Norte e que após alguns casos de picadas de cobras em pessoas relatadas na região isso se tornou um pavor.

O desabastecimento é geral no estado, segundo informações. Mas Júnior Ibiapina nos informa que está sempre atento a situação no município para não faltar. Ele nos informa que tem um número "x" de ampolas, que optamos por não informar por variar sempre.  


O que fazer em caso de picada de cobra

1. Lavar o local da picada com água e sabão ou soro fisiológico.
2. A pessoa picada deve ficar deitada e o mais calma possível. A intenção aqui é impedir que o sangue se espalha rápido, atrasando também que o efeito do veneno em outras partes do corpo.
3. Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele.
4. Procure atendimento médico o mais rápido possível. Somente médicos podem prescrever o soro adequado.
5. Se possível, leve a cobra (viva ou morta) para ajudar o médico na identificação do soro correto a ser aplicado, já que cada cobra precisa de um soro diferente. Se não for possível filme ou fotografe o animal.

O que não fazer se levar uma picada de cobra

1. Não faça sucção do veneno. Isso é mito.
2. Não faça torniquete ou garrote.
3. Não corte o local da picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário